domingo, 7 de setembro de 2014

IDEB 2013: Italva, Itaperuna e Miracema alcançaram os melhores índices do Estado

Miracema alcançou o melhor índice do Estado do Rio na Rede Municipal (8ª série/9º ano), com 5,4; Itaperuna também na Rede Estadual (4ª série/5º ano), com 7,3; e Italva idem na Rede Estadual (8ª série/9º ano), com 5,8. Somente na Rede Municipal (4ª série/5º ano) que não teve município do Noroeste na liderança, mas Santo Antônio de Pádua obteve a 3ª colocação, com o IDEB 6,0.

O IDEB avalia a qualidade do ensino do país com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do MEC. Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. 

Rede Municipal - 4ª série/5º ano
Apenas dois municípios bateram a meta, Itaocara e Santo Antônio de Pádua. Sete municípios avançaram em relação ao IDEB 2011, um ficou no mesmo patamar e cinco recuaram, sendo que três com apenas 0,1 de diferença. Santo Antônio de Pádua alcançou o 3º lugar no ranking de melhor índice do Estado Rio e São José de Ubá ocupou a 4ª colocação.


Rede Municipal - 8ª série/9º ano
Quatro municípios atingiram a meta (Aperibé, Italva, Miracema e Varre-Sai). Cinco municípios evoluíram na comparação com o IDEB 2011 e três recuaram. Dois ficaram sem média na Prova Brasil 2013 e um não foi listado pelo sistema computacional do IDEB. Miracema teve o melhor índice do Estado do Rio, e Porciúncula e Santo Antônio de Pádua obtiveram a 5ª colocação.


Rede Estadual - 4ª série/5º ano
Apenas quatro municípios tiveram média na Prova Brasil 2013. Destes, três bateram a meta. Italva não alcançou a meta por apenas 0,1 de diferença e Itaocara por 0,3. Itaperuna teve o melhor índice do Estado do Rio, e Bom Jesus do Itabapoana e Italva obtiveram o 5º lugar.


Rede Estadual - 8ª série/9º ano
Cinco municípios atingiram a meta. Nove avançaram em relação ao IDEB 2011, um ficou no mesmo patamar de 2011 e três recuaram. Italva teve o melhor índice do Estado do Rio e Santo Antônio de Pádua obteve o 2º lugar

O Estado do Rio ficou em 4º lugar no ranking por unidade da federação. Links para matérias sobre isso na Agência Brasil: aqui e aqui.

Nenhum comentário: